Novas Notícias

Pages

29 de set. de 2014

Vinhtra de abertura blog de Paço do Lumiar

Paço do Lumiar, blog com vinheta

Blog com vinheta de abertura em Paço do Lumiar.

Confira a vinheta de abertura do vídeoblog sobre Paço do Lumiar, produzido por Chagas Freitas



Clique Aqui para receber atualizações da revista REVISTA MaranhenCidades no seu Email

Surpreenda-se:

Loja Virtual Produtos digitais
Leia mais ...

23 de set. de 2014

Quadras poliesportivas#Paço do Lumiar

Leia mais ...

Plano de regularização fundiária será apresentado a lideranças comunitárias


Regularização fundiária é apresentado a lideranças comunitárias

Plano de regularização fundiária será apresentado a lideranças comunitárias nesta quinta

A reunião vai acontecer na Assembleia e será presidida pela corregedora Nelma Sarney
Leia detalhes aqui no blog MaranhenCidades
Em reunião com a corregedora da Justiça para organização da ação, o secretário de Habitação da capital maranhense, Diogo Diniz Lima, informou que cerca de 60% das terras de São Luís estão ocupadas de forma irregular. Ele reforçou o convite aos líderes comunitários e destacou que a participação das organizações sociais é fundamental para o sucesso do projeto.

Ao falar sobre a elaboração do projeto o secretário também destacou a cooperação que está sendo buscada junto a outros órgãos. “Nosso objetivo é criar uma comissão interinstitucional com representantes de diversos órgãos para desenvolver o acompanhamento do processo de regularização fundiária em curso, provendo o processo de todo suporte jurídico e técnico necessário”, disse Diogo.
Atenção:
Leia mais ...

22 de set. de 2014

Comunidades de Paço do Lumiar serão contempladas com quadras poliesportivas


Editoria do blog Radar Luminense sobre Paço do Lumiar
A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Educação, assina, nesta terça-feira, 23, o contrato para a construção de duas quadras poliesportivas no município. Ao todo, estão previstas cinco quadras, as duas que começam a ser construídas de imediato, com investimento de mais de R$ 1 milhão, e outras três que já estão em processo de licitação e devem ser construídas ainda este ano.
Atenção:
Leia mais ...

Paço do Lumiar#Rede de Cooperação em Educação


Editoria do Blog Radar Luminense

Paço do Lumiar integra Rede de Cooperação em Educação para o Século 21 do Instituto Ayrton Senna

Rede vai orientar alunos a lidar com sentimentos, relacionar-se com os outros e alcançar objetivos de vida






O princípio norteador da rede é propiciar um canal comum para que gestores, professores e pesquisadores compartilhem esforços e planejem ações para que as competências socioemocionais sejam desenvolvidas de maneira intencional e estruturada no País, tanto na forma de políticas públicas quanto na prática em sala de aula.

Atenção:
Leia mais ...

21 de set. de 2014

Alcântara#Seminário Nacional sobre políticas de saúde integral


Alcântara sediará seminário nacional sobre políticas de saúde integral






          Representantes do Ministério da Saúde (SGEP/SVS) e gestores da Prefeitura de Alcântara, Governo do Maranhão, Conaq, Conasems e Base Aérea de Alcântara definirão nesta semana as novas estratégias e ações para avançar na implantação das políticas nacionais de saúde integral da população negra e do campo, da floresta e das águas às comunidades remanescentes de quilombos na região Nordeste. O evento terá entrada gratuita.

            As autoridades de saúde pública, lideranças comunitárias e quilombolas estarão reunidas durante o Seminário de Promoção da Saúde, Integralidade da Atenção e Práticas de Cuidado nas Comunidades Remanescentes de Quilombos e o Controle Social, que será aberto pelo Prefeito Domingos Araken nesta quarta-feira, 24, às 14h, no Salão Nobre da Igreja do Carmo, Centro histórico de Alcântara (MA). O seminário acontecerá até o próximo sábado, 27.

            Organizado pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP/DAGEP) e o Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais, o seminário conta com a parceria da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), Conaq, Conasems e Prefeitura de Alcântara. Após a abertura acontecerá às 15h a apresentação das metodologias, objetivos, metas e dinâmicas de participação do seminário.

            A apresentação técnica dos trabalhos será feita pelos representantes do Departamento de Apoio à Gestão Participativa do Ministério da Saúde (DAGEP), Déo Costa, e Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais (DDAHV), Damiana Neto, e pela representante da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP), Maria Moro. Logo após, das 15h30 às 16h45, será debatido o tema controle social e as políticas de promoção da equidade.

             O coordenador da mesa será o representante da Conaq, Denilton Rodrigues. Em seguida serão discutidos os avanços com os planos estaduais do PBQ, impacto das obras de grandes empreendimentos na saúde das comunidades quilombolas, estratégias para avançar nas políticas de saúde para comunidades quilombolas e em seguida aberto para debate entre os participantes do Dagep, Kátia Souto, e da Seppir, Conaq e Conasems.

            O prefeito Domingos Araken informa que o seminário visa ainda dialogar com as lideranças, gestores e trabalhadores sobre as demandas de saúde das comunidades quilombolas do Nordeste e discutir sobre o modo de fazer saúde nos quilombos. “Serão propostas ações de promoção da equidade em saúde, prevenção das DST/AIDS e hepatites virais e à redução de situações de vulnerabilidade da população quilombola”, disse Araken.

            Segundo Dia - Na quinta-feira, 25, a programação terá início às 8h30, com mesa redonda coordenada pelo representante da Conaq. O tema “Acesso das Comunidades Quilombolas às Ações e Serviços de Saúde” terá como provocador, Rui Leandro. Participarão o secretário de Saúde de Alcântara e os gestores da Saúde da Mulher, Luciana Fonseca; da Saúde do Homem, Juliana Coutinho; Saúde da Criança e Aleitamento Materno, Enia; Sangue e Hemoderivados, Ana Margareth e Hepatites Virais, Joana.
Atenção:
Leia mais ...

20 de set. de 2014

Paço do Lumiar#Políticas transversais de segurança alimentar


Comsea e Caisan realizam roda de diálogo sobre políticas transversais de segurança alimentar

Comsea e Caisan realizam roda de diálogo sobre políticas transversais de segurança alimentar 


Membros do Conselho Municipal e Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional de Paço do Lumiar, (Consea) e (Caisan), participaram nesta quinta-feira, 18, de um diálogo sobre as disposições de cada entidade na elaboração e desenvolvimento das políticas do segmento.

O encontro foi realizado durante a reunião mensal do Comsea e contou com presença do secretário de Segurança Alimentar, Eurico Fernandes da Silva, que fez um recorte sobre a criação dos órgãos de intervenção em segurança alimentar, no Brasil, e sua importância para público atendido pela gestão pública.

Participaram da roda de diálogo, a secretária municipal de Desenvolvimento Social e presidente da Caisan, Ivone Silva Oliveira, a presidente do Comsea de Paço do Lumiar, Conceição Silva, o Coordenador de Gestão da Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e Inclusão Produtiva de Paço Do Lumiar, Raul Costa Amate, e a Chefe da Divisão da Merenda Escolar, do Município Lumiar, Maria Do Rosário de Fátima Pereira, além de representantes da secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento, e os Conselhos Municipais do Idoso, Assistência Social, Tutelar, Educação, Cultura e Saúde.
Atenção:
Leia mais ...

18 de set. de 2014

Paço do Lumiar#Formação do Programa Esporte da Escola


Monitores de Paço do Lumiar participam de curso de formação do programa Esporte da Escola

Monitores de Paço do Lumiar participam de curso de formação do programa Esporte da Escola
Cerca de 160 monitores dos municípios de São Luís, São José de Ribamar e Paço do Lumiar participam do evento


Iniciou nesta quinta-feira, 18, no auditório Josué Montelo, no Ceuma, a formação de monitores do programa Esporte da Escola, de iniciativa do Governo Federal. No Maranhão, 2.117 escolas e 3.554 monitores estão inseridos no programa.

A formação tem como objetivo fortalecer o esporte educacional junto aos monitores das redes de ensino dos municípios de São Luís, Paço do Lumiar e São José de Ribamar. Ao todo, 160 monitores participam do curso. De Paço do Lumiar são 49.

Para a representante do Ministério do Esporte e coordenadora do projeto, Lorena Vilar, essa é uma ação prioritária. “Estamos trabalhando, desde o início do ano, nesse curso de formação presencial. Todos os professores são mestres e doutores na área de Educação Física, os livros foram especialmente preparados para esta linguagem presencial”. Lorena acrescentou: “outra ação que vamos desenvolver é a visita in loco, para saber de que forma está sendo desenvolvido o projeto”.

A secretária municipal de Educação de Paço do Lumiar, Ana Paula Pires, ressaltou que a realização da formação é fruto de um planejamento coletivo entre as três secretarias de Educação (São Luís, São José de Ribamar e Paço do Lumiar). “As ações das secretarias estão previstas para acontecerem de forma conjunta para fortalecer o aprendizado do aluno”.

Presente ao evento, o secretário municipal de Educação de São Luís, Geraldo Castro Sobrinho, destacou a importância da formação. “Nós estamos avançando na educação integral. Não deixaremos este projeto definhar, porque ele é de todos nós. E essa formação é um passo indissociável para o sucesso desse programa”, enfatizou.
Atenção:
Leia mais ...

Caxias#Habilitados para secretário judicial


Vara em Caxias divulga lista de habilitados na seleção para secretário judicial

A 5ª Vara da Comarca de Caxias divulgou a lista de candidatos habilitados para participar da seleção para o cargo de secretário judicial de Entrância Intermediária. De acordo com a juíza Marcela Lobo, titular da unidade, 200 candidatos se inscreveram para o seletivo. Deste total, 136 estão aptos a concorrer à vaga oferecida pela 5ª Vara de Caxias. A retirada dos documentos dos não habilitados poderá ser feita na secretaria judicial no prazo de cinco dias a contar da publicação da notícia, junto com a justificativa de não habilitação.

Segundo a juíza, “os candidatos que deixaram de ser habilitados nessa fase o foram pelas seguintes razões, alternativamente: não apresentação de todos os documentos e/ou foto; não assinatura de formulário; não apresentação de histórico escolar com coeficiente de rendimento identificável”. A próxima publicação será sobre os candidatos convocados para a realização das provas escritas. Todas as informações e procedimentos sobre a seleção, as provas e publicação de resultados são de responsabilidade da juíza titular da 5ª Vara da comarca de Caxias, obedecendo-se as regras estabelecidas no edital.

A jornada de trabalho para secretário judicial é de 40 horas semanais, não incluídas o período relativo ao Plantão Judicial e atividades a que o juiz esteja obrigado. A remuneração atual mensal corresponde ao vencimento básico é de R$ 6.025,37, mais benefícios. De acordo com o edital divulgado pela juíza, compete ao secretário judicial a gestão dos trabalhos administrativos e jurisdicionais da Secretaria Judicial, consoante estabelecido nas leis, no Código de Normas da Corregedoria do Maranhão e nas determinações do juiz titular da unidade, no que não contrariar os imperativos legais.

ETAPAS - A seleção consistirá em três etapas: análise curricular e análise do histórico de rendimento escolar; prova escrita; e a entrevista, todas em conformidade com o cronograma que integra o ANEXO II, em que serão avaliados os conhecimentos e/ou habilidades técnicas dos candidatos para o exercício do cargo de Secretário Judicial. No ato de apresentação em todas as etapas o candidato deverá apresentar original de seu documento de identificação civil, Carteira Nacional de Habilitação ou outro documento oficial com foto.

Todas as etapas da seleção serão realizadas no Fórum da comarca de Caxias, localizado na Av. Norte-Sul, s/n, Campo de Belém CEP 65608-005, ou, em caso de impossibilidade, em local a ser indicado quando da publicação da convocação. Mais informações pelo telefone (99) 3422-6783 (secretaria judicial), da 5ª Vara de Caxias.



Atenção:
Leia mais ...

17 de set. de 2014

Ricardo Noblat#Marina apanha e Dilma cai


Radar luminense
PANCADARIA É GRANDE CONTRA MARINA SILVA
A pancadaria é grande contra Marina Silva, mais impressionante é a capacidade de resistência em relação a mais recente pesquisa IBOPE divulgada pelo Jornal Nacional que ao invés de cair, Marina está é subindo na preferência do eleitorado. Como Marina tem errado pouco há grande expectativa que ela ganhe a eleição.

Dilma que não emociona ninguém está na frente de todos os seus adversários políticos em relação ao tempo de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, total de 12 minutos contra 6 minutos de Aécio e dois de Marina.

Batendo em Marina dia e noite a mais de 20 dias que Marina vem sendo assacadas com mentiras corrosivas do tipo: "Vai acabar com o Bolsa Família e o Mais Médicos. Marina está a serviço dos banqueiros". O efeito dessa descontrução não tem desidratado Marina.

Blog do Noblat: Temida por seus maus modos. Não é querida e nem admirada, Dilma conta com gigantesca coligação de partidos montada para se reeleger, no Rio por exemplo, todos os candidatos ao governo fazem parte da coligação de Dilma. Em São Paulo, nenhum candidato ao governo apoia marina.

Leia mais ...

Posse do Vereador Domingos Babão#Paço do Lumiar

Posse do vereador Domingos Babão, Câmara Municipal de Paço do Lumiar.
Agora 
Você Pode Fazer Suas Divulgações e Publicações no Classificados Radar Luminense


Se Inscreva-se gratuitamente no Radar Luminense e receba atualizações por Email
Leia mais ...

16 de set. de 2014

Paço do Lumiar#Josemar Sobreiro intensifica campanha de apoio a candidatos

Campanha Política em Paço do Lumiar é intensificada em apoio às candidaturas de Glaubert Cutrim e David Junior!

A Campanha Política em apoio às candidaturas de Glaubert Cutrim a deputado estadual e David Junior, a deputado federal foi intensificada em Paço do Lumiar, onde o grupo político do prefeito de Paço do Lumiar, Josemar Sobreiro (PR) estar através de reuniões, levando o nome e o trabalho dos candidatos.

Josemar Sobreiro durante seus discursos ressalta a necessidade de apoio á candidatura dos dois jovens que trabalharão para tornar Paço do Lumiar mais desenvolvida. “Eu tenho convicção que eles terão compromisso com o nosso município. David Junior, em Brasília, buscando recursos e viabilizando convênios, e na Assembleia, Glalbert será a nossa voz no legislativo, em busca de benefícios nas secretárias do estado”.

Leia mais ...

Paço do Lumiar#Plano Municipal de Resíduos Sólidos

Plano Municipal de Resíduos Sólidos # Paço do Lumiar

Plano Municipal de Resíduos Sólidos de Paço do Lumiar é discutido em audiência pública

Catadores, sociedade civil organizada e órgãos do meio ambiente municipal e estadual se reuniram para discutir o Plano de Resíduos de Paço do Lumiar



Foi realizada nesta segunda-feira, 15, a audiência pública do Plano Municipal de Resíduos Sólidos de Paço do Lumiar. A audiência contou com a participação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Coordenação Municipal de Meio Ambiente, catadores de lixo e sociedade civil organizada.

Na abertura do evento o coordenador de Meio Ambiente de Paço do Lumiar, Ronald Abreu, enfatizou que o município sai na frente, e que este o objetivo da audiência é apresentar e discutir com a população o que contém o Plano. “Paço do Lumiar é o primeiro município do Maranhão que está realizando audiência pública. O plano foi apresentado no prazo, em 2012, mas teve que passar por revisão”, explicou.

De acordo com Ronald Abreu, o Plano de Resíduos Sólidos do município deve seguir as seguintes diretrizes: Organizar o sistema de coleta e geração de resíduos dentro do município; trabalhar com a educação ambiental nas escolas e comunidade; organizar as cooperativas de catadores; e instalar o aterro sanitário.

Presente no evento, o secretário estadual adjunto de Meio Ambiente, Cesar Carneiro, ressaltou a importância da presença da comunidade na audiência. “As audiências permitem a participação popular, a participação de entidades e organizações de diversos segmentos e aperfeiçoamento de uma política pública importante que é a de gestão de resíduos”, destacou.

O representante dos catadores de lixo, Walbenilson Silva resumiu o sentimento dos presentes. “É um orgulho para nós, catadores, fazer parte desse momento. Que venha para melhorar a vida da população”, disse.

A próxima audiência pública será realizada em Iguaíba, onde está localizado o lixão do município.

Leia mais ...

Cidadania#Garantia de cidadania ao povo de Bom Jardim


Unidade de Registro Civil vai garantir cidadania ao povo de Bom Jardim



Como resultado de um esforço conjunto da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e da Corregedoria da Justiça do Maranhão foi instalada, nesta segunda-feira (15), uma unidade interligada de registro civil na Cidade de Bom Jardim (283km de São Luís). A nova unidade está funcionando vinculada a um cartório e vai assegurar a retirada, ainda na maternidade, das certidões de nascimento de crianças nascidas no município. O posto interligado funciona no Hospital e Maternidade Adroaldo Alves Matos, localizado na BR 316.

Crianças como a pequena Valéria, cujo futuro melhor já começa a ser traçado ainda na maternidade pelos pais Flavio da Silva e Silva e Francisca Lima da Conceição. Para a mãe, é importante a retirada do documento nos primeiros dias de vida do bebê e ainda na maternidade, além de possibilitar tranquilidade também vai garantir a inscrição no Programa Bolsa Família, do Governo Federal. “Pra gente fica mais fácil, porque já vamos sair com documento na mão”, disse.

Durante a cerimônia de instalação a corregedora da Justiça, desembargadora Nelma Sarney, destacou o empenho que a Corregedoria, juntamente com outros órgãos vem empreendendo para eliminar o sub-registro no Estado. Um estudo do IBGE revelou que o Maranhão é um dos estados da federação que mais avançaram no combate ao registro tardio de nascimento na última década, passando de um percentual de 73% no ano de 2000 para 20% em 2010.

“Temos o dever de levar cidadania ao povo maranhense. Garantir o pleno exercício dos direitos é uma tarefa que devemos perseguir diariamente. Como resultado de um esforço conjunto, o Maranhão se consolidou como o estado da federação com resultados mais positivos no combate ao sub-registro. Os dados revelam que estamos no caminho certo, mas também nos dizem que ainda há trabalho a se fazer”, enfatizou.

A secretária Direitos Humanos, Luíza Oliveira, lembrou que o resultado positivo do trabalho empreendido pela Secretaria nas ações de promoção da cidadania tem sido possível devido o somatório de esforços de instituições e órgãos parceiros. Ao falar da importância da unidade de registro civil, ela afirmou que a entrega imediata do documento facilitará a vida de pessoas como Edineide Santos, mãe do recém-nascido João Pedro, que mora em um povoado distante da sede do município, que totaliza cerca de 40 mil pessoas.

Luiza Oliveira ainda informou que até o final deste ano outras 26 unidades interligadas deverão estar instaladas no Estado, totalizando 31 unidades de registro civil conectadas. De acordo com informações da Secretaria, o critério para implantação dessas unidades obedece ao número de nascimentos/ano, dessa forma, o objetivo do órgão é instalar um posto de registro civil em cada município com mais de 300 crianças nascidas por ano.

Também participaram da solenidade a prefeita local, Lidiane Rocha; o juiz da Vara Única de Bom Jardim, Raul Goulart Junior; o defensor público de Bom Jardim, Francisco Hélio Porto; e o vereador Arão Silva, representando a Câmara de Vereadores.

Leia mais ...

Bom Jardim#Visita de Nelma Sarney a fórum de Bom Jardim

Itinerância – Nelma Sarney visita Fórum da Comarca de Bom Jardim

Como parte da agenda de trabalho realizada nesta segunda-feira (15) a desembargadora Nelma Sarney visitou o Fórum da Comarca de Bom Jardim (283km da São Luís), cumprindo mais uma etapa do projeto Itinerância. Recebida pelo juiz titular da Vara Única Raul Goulart Junior, a corregedora conversou sobre os trabalhos prestados pelo Judiciário na região, que tem como termo o Município de São João do Carú. A secretária de Direitos Humanos, Luiza Oliveira, participou da visita.

O magistrado apresentou algumas dificuldades enfrentadas, mas destacou que com o comprometimento da equipe de servidores tem conseguido oferecer um bom serviço à população local. Ele também falou que a demanda mensal de processos mantém uma média de 70 novas ações, com predominância para as áreas de juizado especial e de família, respectivamente.

O Fórum de Bom Jardim conta com um quadro de pessoal de 11 servidores, distribuídos entre os cargos de Auxiliar Judiciário, Técnico Judiciário, Secretário Judicial, Assessor e Oficial de Justiça. Essa equipe é responsável pela tramitação de cerca de 1500 processos existentes atualmente na comarca. De acordo com Raul Goulart, o índice de resolução de processos chega a 90 processos por mês.

A secretária judicial, Sueli Pinheiro, disse que apesar de uma boa estrutura física e um bom quadro de pessoal, o fórum necessita de serviços de manutenção preventiva e de pequenos reparos. Outro ponto lembrado pela servidora foi a rede elétrica que sofre com constantes sobrecargas, prejudicando o funcionamento de aparelhos que dependem de energia elétrica para funcionar, a exemplo de computadores e aparelhos de ar condicionado.

Nelma Sarney disse que o fórum dispõe de boas instalações, mas que algumas melhorias são necessárias, como na rede de telefonia que vem passando por problemas de forma recorrente. Ela se comprometeu em informar à Presidência do Tribunal de Justiça para que encaminhe aos setores competentes a fim de que sejam tomadas as providências necessárias.

A advogada Andrea Maia afirmou que os serviços prestados pelo Judiciário no município são satisfatórios. “Percebo muito empenho e atenção dos servidores em resolver nossos problemas e um juiz que fundamenta muito bem suas decisões”, pontuou. Para ela, já é necessária a instalação de mais uma vara devido ao aumento da demanda decorrente da implantação do núcleo da Defensoria Pública no final do ano de 2013.

Registro Civil - Antes da visita, foi instalada uma Unidade Interligada de Registro Civil no Hospital Maternidade Adroaldo Alves Matos. O posto vai emitir certidão de nascimento ainda na maternidade e foi implantado por meio de uma parceria da Corregedoria da Justiça e a Secretaria de Direitos Humanos.
Leia mais ...

Cidadania#Paço do Lumiar lições de cidadania com Turma da Mônica

Crianças de Paço do Lumiar aprendem lições de cidadania com a Turma da Mônica

O Projeto “Um por todos e todos por um”, do Instituto Maurício de Sousa, ensina de forma lúdica lições de ética e cidadania para crianças de escolas do município

Foi lançado nesta segunda-feira, 15, em Paço do Lumiar, o Projeto “Um por todos e todos por um: pela ética e cidadania”, da Corregedoria Geral da União - CGU, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Paço do Lumiar é a segunda cidade no Maranhão a ser contemplada com o projeto, que tem a intenção de desenvolver uma cultura ética entre crianças e jovens, por meio de atividades artísticas, científicas e lúdicas, bem como promover a interação entre a escola e a comunidade. O projeto irá contemplar 17 escolas municipais, e contará com a participação de 40 professores e 1.126 alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental.

Para a coordenadora do Ensino Fundamental de séries iniciais, Karoline Baltazar o objetivo é formar cidadãos. “É um projeto que tem como principal objetivo trabalhar a ética e a cidadania dentro da escola, formando cidadãos”. Karoline acrescentou que esses princípios e valores, essenciais para a formação da criança, serão repassados de forma lúdica e que temas importantes serão debatidos ao longo do ano. “O projeto será trabalhado até o final do ano letivo e vai abordar temas como, o voto consciente, corrupção e respeito”.

“Um por todos e todos por um” será desenvolvido em etapas. Começou com a escolha das escolas, segue com entrega de material, terá o momento de capacitação dos gestores (capacitação por um sistema online), aplicação do material didático e monitoramento e avaliação.

O material didático é composto por um caderno do aluno, manual do professor, revistas de atividades (com acha-palavras, cruzadinhas e outros), além de cartazes. Este kit que dá suporte ao projeto, elaborado pelo Instituto Maurício de Sousa, leva em conta características dos personagens: O pragmatismo da Mônica, a criatividade do Cebolinha, a genuína disposição do Cascão, a solidariedade da Magali e a carismática presença de tantos outros personagens, que podem ajudar as crianças a edificarem seus modelos de virtudes.

Leia mais ...

Sinduscon-MA#Palestra sobre Gestão de Pessoas

Sinduscon-MA promoverá palestra sobre Gestão de Pessoas

   O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Maranhão(Sinduscon-MA) promoverá na quinta-feira, 18 de setembro, a partir das 14h, no auditório da Casa da Indústria Albano Franco, no retorno da Cohama,  a palestra Gestão de Pessoas: Sustentabilidade e Resultados. A palestra será proferida pela mestra em Gestão Empresarial e diretora da Consultores Associados do Brasil (CAB), Neide Gomes Barros, de Alagoas. O evento tem a parceria da Fiema.

Após a palestra, os participantes terão a oportunidade de conhecer o livro Desafios na Arte da Construção- 3ª edição, de autoria da palestrante, que já atua no mercado há 20 anos e compartilha suas experiências exitosas para que possam ser utilizadas como ferramentas estratégicas na busca de melhores resultados.

A entrada é gratuita. O público alvo são engenheiros, arquitetos, profissionais de recursos humanos e os integrantes da diretoria das empresas associadas ao Sinduscon.

A terceira edição do livro está dividida em 20 capítulos que abordam temas diferentes, mas que estão totalmente conectados quando se trata da gestão de pessoas no ambiente corporativo.

A leitura começa com um breve histórico da construção civil, chega aos temas mais específicos de Recursos Humanos, Gestão do Conhecimento, Treinamento e Desenvolvimento.

A autora proporciona ainda uma reflexão sobre os Desafios da Qualificação Profissional, a Comunicação nas Relações, e aprofunda temas como: Responsabilidade Social, Terceirização da Mão de Obra, Ambiente Seguro, Formação Educacional, Tecnologia, Qualidade de Vida e Educação Financeira.

A autora - Neide Gomes Barros é escritora, especialista em Recursos Humanos, mestra em Gestão Empresarial e diretora de recursos humanos da Consultores Associados do Brasil (CAB) desde 1996.


Leia mais ...

15 de set. de 2014

Deputado Dutra#atuação reconhecida por site internacional

'EXAME' E SITE DOS EUA ESCOLHEM DUTRA UM DOS MAIS ATUANTES DEPUTADOS NA CÂMARA FEDERAL

A revista Exame, de reconhecimento nacional, que circula esta semana, selecionou 20 deputados com atuação mais destacada na Câmara Federal, e incluiu o deputado federal Domingos (SD), em 7º lugar, como um dos mais atuantes no Congresso Nacional.
Publicação anterior sobre Deputado Dutra aqui


O site “Huffington Post”, dos Estados Unidos, também incluiu o deputado maranhense entre os 20 parlamentares que mais se destacaram no Congresso Nacional nesta legislatura.

 “Recebo com enorme felicidade mais estes reconhecimentos ao meu trabalho, em nível nacional e internacional, pela militância em defesa dos mais humildes. Reconhecimentos como estes nos vitaminam para continuar na luta por um Brasil mais justo e um Maranhão livre”, declarou Dutra.


Nos últimos três anos, através de uma votação feita pelo site “Congresso Em Foco”, Domingos Dutra também foi eleito pelos jornalistas que cobrem as atividades no Parlamento Brasileiro como um dos 10 mais atuantes deputados federais.

Os três veículos de comunicação – Exame, Congresso Em Foco e Huffington Post - tomam como base o trabalho de Dutra na presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, e na Comissão Mista de Combate ao Trabalho Escravo, bem como a sua luta em defesas dos direitos dos quilombolas, indígenas, trabalhadores rurais, agentes de saúde e de endemias, extrativistas, garimpeiros, policiais militares, corpo de bombeiro e professores.


Destacam, ainda, o empenho do parlamentar na regulamentação da profissão de mototaxistas (beneficiando mais de 6 milhões de profissionais, incluindo  os motoboys, motogás e motofretes), e por ser um dos autores da lei que legalizou a profissão no ramo da beleza.

 “Durante esse 3 anos e meio de mandato, nós usamos a tribuna da Câmara Federal mais de 1.200 vezes, defendendo interesses da população do Maranhão e do Brasil e apresentamos 40 projetos de lei, onde se destacam a criação do Fundo para Desenvolvimento de Alcântara, proteção para as quebradeiras de coco do Brasil, o projeto que reduz o mandato de senador, de 8 para 4 anos, e o projeto que acaba com a suplência de senador, dentre outros”, acentuou Domingos Dutra.
Leia mais ...

Posse#Vereador de Paço do Lumiar

Vídeo mostra sessão na Câmara Municipal de Paço do Lumiar:



Leia mais ...

Vereadores#Câmara Municipal de Paço do Lumiar

Município de Paço do Lumiar, as pessoas trabalham e a cidade melhora.

Vídeo do dia 02 de setembro de 2014

Câmara Municipal de Paço do Lumiar, onde  vereadores trabalham e a cidade melhora!


Câmara Municipal, Presidente Vereador Leonardo Bruno!
Leia mais ...

Paço do Lumiar#Cursos de formação para merendeiros

Prefeitura de Paço do Lumiar oferece curso de formação para merendeiros

Durante todo o dia, foi reforçada a importância do papel do merendeiro como transmissor de bons hábitos e de boas práticas de manipulação de alimentos.




A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Social e Educação, realizou, nesta sexta-feira, 12, o II Encontro de Merendeiros de Paço do Lumiar. Com o tema “O merendeiro e a sua contribuição como agente multiplicador de saúde”, o encontro de formação teve a intenção de conscientizar os merendeiros sobre a importância do seu papel como transmissor de bons hábitos, além de mostrar as boas práticas de manipulação de alimentos.

O prefeito de Paço do Lumiar, Josemar Sobreiro Oliveira ressaltou a preocupação com os alimentos e, também, enfatizou a importância do trabalho dos merendeiros “O trabalho do merendeiro é todo baseado na segurança alimentar, e é isso que será abordado nessa formação. Reconhecemos o merendeiro como uma das funções mais importantes da escola”.

A secretária de Desenvolvimento Social, Ivone Oliveira destacou que, “O merendeiro é uma profissão de extrema importância para a sociedade, ser merendeiro significa cuidar de vidas”.

Na ocasião, nutricionistas do CEST falaram sobre o reaproveitamento de alimentos e colocaram para degustação alimentos feitos de cascas de fruta e caules de verduras. A nutricionista, Janaina Barbosa, alerta que no dia a dia há muito desperdício. “Quando estamos fazendo algumas preparações nós desperdiçamos determinadas partes dos alimentos, que as vezes tem mais nutrientes que o que a gente consome”.

Para a coordenadora de Formação e Projetos da SEMED, Chiara Fernandes essa parceria com a Semdes, no Encontro de Merendeiros, foi fundamental para a assegurar a conscientização deles e um resultado final positivo junto aos alunos. “Reconhecemos que através do trabalho realizado pelos merendeiros nós podemos trazer um atendimento de qualidade às nossas crianças”.

Dica 1: Agora Você Pode Fazer Suas Divulgações e Publicações no Classificados Radar Luminense


Dica 2: Recomendo para que se Inscreva-se gratuitamente no Radar Luminense e receba atualizações por Email 


Leia mais ...

Paço do Lumiar#Degustação de ostras e pratos a base de peixe

Atenção ao final deste post para as#4 DICAS que irão lhe ajudar!

Degustação de ostras e pratos a base de peixe marcou encerramento da Semana Nacional de Incentivo ao Consumo de Pescado

A programação ainda contou com palestras para os presentes sobre as propriedades nutritivas do peixe.




A programação da Semana Nacional de Incentivo ao consumo do Pescado encerrou nesta sexta-feira, 12, na Praça Nossa Senhora da Luz, em Paço do Lumiar. Na oportunidade, houve degustação de ostra e também de pratos variados feitos a base do pescado, além de palestra mostrando a importância do peixe na dieta de crianças e adultos.

O prefeito de Paço do Lumiar, Josemar Sobreiro Oliveira, destacou o trabalho feito na Fazenda de Ostras, em Pecuapara, região de Timbuba: “É um projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento - Semapa, em parceria com a Universidade Federal do Maranhão – UFMA, que envolve as comunidades do Mojó, Iguaíba, Timbuba. É uma produção em larga escala e o mais importante nesse processo é a qualidade do produto que chega ao consumidor final”.

O presidente da Associação de Pescadores e Marisqueiras de Paço do Lumiar, Josué Pereira, falou que a classe é organizada e valorizada: “Temos a casa das Marisqueiras, contribuímos com o meio ambiente aproveitando ostras, escamas de peixes variados e outros mariscos para o artesanato e as cascas de ostras já mortas que sobram são transformadas em pó de ostra. E somos valorizados, recebemos o Registro Geral de Pesca e nossas marisqueiras tem direito até ao defeso”, informou.

A secretária municipal da Semapa, Rosany Aranha, ressaltou que este é o segundo ano do Projeto em Paço do Lumiar: “O envolvimento e a receptividade tem sido bons. É importante conscientizar da importância do consumo, e também queremos mostrar o polo pesqueiro que possuímos e fazer com que nossa produção chegue em todas as mesas”.


Estavam presentes ao evento o representante do Ministério da Pesca, Marcos Cordeiro e a representante da Secretaria Estadual de Pesca e Aquicultura, Fátima Duarte. Além da comunidade e alunos da rede pública municipal.

Dica 1: Agora Você Pode Fazer Suas Divulgações e Publicações no Classificados Radar Luminense


Dica 2: Recomendo para que se Inscreva-se gratuitamente no Radar Luminense e receba atualizações por Email 


Leia mais ...

11 de set. de 2014

Paço do Lumiar#Semana Nacional do Peixe

Atenção ao final deste post para as#4 DICAS que irão lhe ajudar!


Programação da Semana Nacional do Peixe será encerrada nesta sexta feira, 12.

Com o objetivo de estimular o consumo e a produção de pescado, será realizada nesta sexta-feira, 12 de setembro, na Praça de Nossa Senhora da Luz, a culminância municipal da “Semana Nacional do Peixe”, uma parceria do Governo Federal por meio do Ministério da Pesca e Aquicultura e municípios brasileiros.

Em Paço do Lumiar, a programação da Campanha encerra com visitação à Fazenda de Ostras, em Pecuapara, região do Timbuba, palestras para alunos sobre a importância e valor nutricional do peixe nas refeições, entrega de carteiras aos pescadores da região cadastrados na Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (SEMAPA), e degustação de um cardápio variado a base de peixes e mariscos da própria região.

A secretária municipal de Agricultura Pesca e Abastecimento, Rosany Aranha, ressalta o grande potencial pesqueiro de Paço do Lumiar, sendo uma região onde todo o produto é comercializado na grande ilha, nos supermercados e feiras da capital. “Queremos despontar o representativo polo pesqueiro que possuímos e fazer com que a nossa produção tenha mais escoamento e chegue às mesas também dos luminenses  incrementando as refeições”, Observou.

O evento terá início às 16h e contará com a participação do superintendente da Pesca e Aquicultura no Maranhão, Alysson Penha, do secretário de estado da Pesca e Aquicultura, Davyson Franklin, e de associações de pescadores e marisqueiros de Paço do Lumiar.

SERVIÇO:

O quê: “Semana Nacional do Peixe”
Quando: 12 de setembro de 2014 (sexta-feira)
Local: Praça de Nsa da Luz, Paço do Lumiar – Sede
Horário: A partir das 16h
Programação – Palestras sobre a importância do consumo de pescado, entrega de carteiras aos pescadores e degustação de comidas feitas à base de peixes e mariscos.

Dica 1: Agora Você Pode Fazer Suas Divulgações e Publicações no Classificados Radar Luminense


Dica 2: Recomendo para que se Inscreva-se gratuitamente no Radar Luminense e receba atualizações por Email 


Leia mais ...

Paço do Lumiar#Catadores de materiais recicláveis

Atenção ao final deste post para as#4 DICAS que irão lhe ajudar!

Catadores de materiais recicláveis participam de oficina em Paço do Lumiar

A oficina de capacitação auxilia os catadores na transição para a nova política de resíduos sólidos

Com o tema “Recuperando vidas, reintegrando cidadania”, foi realizada, em Paço do Lumiar, nos dias 9 e 10, a oficina do projeto Pró-catadores. A iniciativa, que tem como função apresentar o projeto, é da Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária – Setres, com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Coordenação de Meio Ambiente e da Secretaria de Desenvolvimento Social.

Durante os dois dias do evento, os catadores de materiais recicláveis do município, que participaram da oficina, foram capacitados e sensibilizados para a regularização e formalização da atividade econômica que desenvolvem.

O projeto foi pensado para auxiliar este momento de transição para a nova Política Nacional dos Resíduos Sólidos, criada pela Lei Federal nº 12.305. A lei determinou o fechamento de todos os lixões e aterros sanitários do país.

A coordenadora de Economia Solidaria da Setres e técnica responsável pelo Pró-Catador, Mariana Nascimento, explicou que diante do que determina a lei, a intenção da oficina é facilitar a inclusão produtiva dos catadores e plantar a semente da coleta seletiva nos municípios. “Muitos catadores não têm conhecimento da legislação, eles precisam entender que o lugar do catador não é no lixão, mas na coleta seletiva, é destinando esses resíduos para a reciclagem. O que é para ir para o aterro sanitário é apenas o que não tem mais aproveitamento”, ressaltou.

O catador de lixo, José de Ribamar Cabral, participou dos dois dias da capacitação e contou que há 15 anos trabalha no lixão do Iguaíba e vê com esperança essa iniciativa. “Meu trabalho é catar, separar e vender, dá pra tirar um dinheirinho. Mas aqui a gente aprendeu que o trabalho tem muito mais coisa, não é só isso. Eu vim aqui com esperança, porque se é para melhorar a gente tem que estar presente”, ressaltou.

Fabio Moraes, que trabalha na Associação de Mulheres de Paço do Lumiar, com reaproveitamento de materiais para a confecção de artesanato, acredita que o projeto Pró-catador é uma forma de organizar o trabalho. “Eu faço peças como pufes e porta-trecos usando pneu, acredito que com o projeto vai ser ainda melhor para organizar o nosso trabalho, além de dar mais visibilidade ao que a gente produz”.

Além dos catadores de material reciclado, participaram da oficina as secretarias de Desenvolvimento social, Segurança Alimentar, Meio Ambiente de Paço do Lumiar e órgãos e associações ligadas ao setor.

Audiência Pública

O coordenador de Meio Ambiente de Paço do Lumiar, Ronald Abreu, fez uma palestra no segundo dia da oficina. Ele destacou o trabalho que está sendo feito no município para resolver a questão dos resíduos sólidos e destacou a audiência pública do Plano Municipal de Resíduos Sólidos, que acontece no próximo dia 15, no Maiobão. “A audiência pública é o último processo para a aprovação do plano e adequação dele à realidade do município. Esse é o momento da população propor emendas ao plano. Depois da audiência o plano vai para votação na Câmara de Vereadores”.

De acordo com Ronald, o Plano Municipal de Resíduos Sólidos de Paço do Lumiar compreende 5 aspectos: Compreender o sistema de coleta geração de resíduos dentro de paço; Apresentar uma perspectiva para reduzir o lixo; Apresentar perspectiva de criação de aterro sanitário; Organizar os catadores em cooperativa; e Desenhar uma política de educação ambiental na escola.
Dica 1: Agora Você Pode Fazer Suas Divulgações e Publicações no Classificados Radar Luminense


Dica 2: Recomendo para que se Inscreva-se gratuitamente no Radar Luminense e receba atualizações por Email 


Leia mais ...

comentarios facebook

GANHE DINHEIRO COM REVENDAS

Designed By Published... Blogger Templates